Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Chile - Costumes


A cultura do Chile é oposta à do Brasil, enquanto as pessoas aqui vibram por um jogo de futebol e saem de barzinho de sexta a noite, os chilenos são bem mais comportados. Às vezes pode-se pensar que eles são secos no modo de falar e de se comportar mas eu diria que eles não estão acostumados com turistas como os argentinos. Ou pode ser o inverso, nós que não estamos acostumados com os seus costumes.

Um costume deles que é bem oposto ao de São Paulo é que as revistas nas bancas de jornal não podem ser folheadas, os livros nas livrarias são lacradas com um plástico portanto a decisão de compra deve ser feita pela capa do livro. Roupas em algumas lojas não podem ser provadas e o motivo que deram foi que se o cliente não comprar depois de provar uma peça, eles correm o risco de ninguém mais querer a peça. Pode haver dificuldades de adaptação nessas situações, não são todas as lojas mas para quem não está acostumado com esse costume pode sair frustrado.
O comportamento deles tem uma explicação, observei que eles são patriotas. Ou vivem reprimidos no mundo deles ou sentem amor ao falar espanhol, manter a cidade, ruas e parques limpos, cuidar da natureza, cuidar do transporte público, etc. O metrô é um lugar muito limpo e conservado, são muito confortáveis. As pessoas são educadas também, quando queremos pedir passagem falamos "Permiso" e se lê "permisso"; logo a pessoa que está no seu caminho deixa a passagem livre. Não vejo isso acontecer em São Paulo.

Santiago me surpreendeu por uma razão em especial, a cidade é extremamente limpa. As ruas são limpas, sem papéis e lixo jogado e nem "presentes" de animais. É uma sensação muito diferente ao andar nas ruas de lá e daqui. Caminhar no Chile é agradável pela limpeza das ruas e a beleza da arquitetura de prédios e casas.

Quando visitei um parque e vi o lago limpo e o gramado bem tratado, fiquei mais convicta do patriotismo deles. Não é à toa que levam a Independência do Chile muito à sério. Na semana deste feriado a cidade é enfeitada com cores da bandeira do Chile e pode-se ver muitos carros com a bandeira na janela. Eles colocam a bandeira na janela de suas casas também e em restaurantes deixam um enfeite com as cores da bandeira na mesa.

Larissa Sanefuji

5 comentários: